Backup no WordPress – Tutorial

A internet é uma riqueza de informações, mais também pode ser uma fonte de problemas. No mundo inteiro vemos sites sendo perdidos, usuários loucos para terem seus sites de volta, até mesmo sites hackeados.

Isso acontece porque ao mesmo tempo a internet tem uma brecha que deixa qualquer site vulnerável, e até mesmo o seu site pode está em perigo.

Portando neste artigo irei abordar como fazer um “Backup” de segurança no seu site em wordpress, para que caso ocorra algo você não perder seus arquivos e poder recuperar o site.

É a forma mais segura e eficaz para manter a sua site em suas mãos.

É importante que sempre que você fizer uma atualização no seu site, seja artigos novos, instalação de novos temas ou plugins, por exemplo, faça um backup de segurança.

Se você usa a plataforma wordpress e usa o cpanel para administrar os seus recursos o processo é muito fácil.

Como Fazer Backup No WordPress Passo a Passo!

  • Primeiro deve entrar no seu painel do Cpanel e ir até a opção “Arquivos”

backup 3

Depois você irá encontrar dois meios para fazer o backup. A primeira opção é “Backup” e a segunda é “Assistente de Backup”, vamos então falar da primeira.backup 1

  • Na opção “Backup”, você poderá fazer o backup completo do seu site ou fazer por partes. “Fazer backup do diretório pessoal, de banco de dados MySQL ou baixar remetentes de emails.

backup 2

  • Na segunda opção “Assistente de Backup”, você poderá fazer o Backup/Restaurar nessa opção você faz um download da cópia zipada do seu site, ou seja, compactada. E restaurar partes do seu site, fazendo upload de algumas partes do seu site.

backup 3

Ele também faz um backup completo do seu site, a diferença é que quando o backup está completo o cpanel manda um email para você avisando que está completo e que pode fazer o download do mesmo.

Se você não optar em fazer o backup pelo cpanel, pode encontrar outros meios como um plugin chamado BackWPup.

Este plugin é muito essencial porque ele faz com que você possa fazer o backup do seu site em vários servidores. Na versão grátis ele está disponível para os servidores Microsoft, Azure, Email, Amazon, Google Storage, Dropbox, Rackspace Cloud Files, SugarSync, Hosteurope e FTP.

Sem do assim faça sempre um backup completo do seu site, sempre que fizer alguma atualização.

Evitará qualquer problema futuramente, se você não sabe como Instalar um Plugin, veja este artigo que criei com um passo a passo que mostra Como Instalar Um Plugin No WordPress.

 

Conclusão Rápida.

Neste artigo você viu o quanto importante é fazer sempre um backup do seu site, seja completo ou parcial. Isso evitará problemas com seu site e perdas de arquivos importantes.

Então se você gostou do artigo não deixe de compartilhar pelas redes sociais fazendo com que outras pessoas vejam e tirem está mesma dúvida que você tem.

Se você tiver sugestões de artigos pode comentar aqui em baixo ou me mandar um email, só ir à página Contato.

Em breve procurarei informações do blogger para fazer um artigo no mesmo assunto para ajudar as pessoas que tem sites na plataforma blogger.

Abaixo deixarei um tutorial em vídeo de como fazer esse Bakup.

Um forte Abraço e Até a Próxima.

[do action=”sdb-artigos”/]

Gostou? Compartilhe!

    Quer Aumentar Seus Resultados como Afiliado?

    Evertom Henrique

    Empreendedor Digital, Designer e Youtuber.

    Website: http://www.segredodosblogueiros.com.br

    2 Comentários

    1. Olá Evertom,

      Parabéns pelo artigo e pelos seus ensinamentos contidos no mesmo. Para quem é adepto a plataforma WordPress este artigo será de suma importância! Não é meu caso, já que sou simplesmente apaixonado pelo Blogger.

      Abraços,
      Magno

      • Evertom Henrique

        Vlw Magno, fico muito agradecido pelo seu comentário. Espero que tenha gostado. Vou procurar saber como fazer um backup do Blogger e vou postar aqui para ajudar você. Também temos conteúdo sobre o blogger da uma olhadinha no site. Abraço e sucesso!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *